top of page

Já ouviu falar de uma técnica SEM ESCAPATÓRIA?

DICA PARA EDUCADORES E PROFESSORES


Sabe quando a gente busca a participação dxs alunxs, promovendo perguntas e eles respondem: "sei lá?"

No livro AULA NOTA 10, uma das primeiras sugestões é promover uma sequência propositadamente, para que o aluno relutante consiga melhores resultados.

A ideia é que se estiver sem condições de responder (ou sem vontade) termine trazendo a resposta para o grupo, por não ter outra "escapatória".

Por exemplo, se pergunto para o aluno A quanto é 8 vezes 7 e ele responde "sei lá", posso perguntar para C quanto é, se C responde 56, volto para A e repito a pergunta aguardando que ele imite a resposta certa.

Parece simples demais, mas funciona como uma brincadeira em que o aluno que não sabe a resposta encontra impulso para repensar e fica mais seguro em falar.

O LIVRO apresenta 4 formatos do sem escapatória (págs 46 a 52), vale super a pena conhecer mais.

Resumindo: É dar uma pista com maior informações para o aluno; onde pode ser encontrada a resposta? Quem pode ajudar na resposta? Como ele pode se apropriar e responder por sua fala?

Se desejar saber mais só pedir que compartilho com você!!!



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você quer empáticos? Trabalhe o foco!

Isso mesmo! Estudos provam que quando perdemos o foco, perdemos a precepção empática. Olhar e ver o outro, reverberando sentimento, vem da nossa capacidade de empatia emocional: é preciso se conecta

bottom of page